top of page

Story Brand - Donald Miller

fernandamschmid

Atualizado: 30 de abr. de 2024


Hoje Li Na Kama Robinson Crusoé em Francês


Talvez você não lembre os elementos da tabela periódica (eu certamente não lembro). Mas com certeza as historinhas e frases que os professores criaram para ajudar a gente na decoreba você lembra.


Pois é, o cérebro humano adora uma história. Elas ajudam a fazer os fatos fazerem sentido, dar clareza, eliminar ruídos. 


Talvez se eu tivesse começado esse post falando do livro você nem tivesse clicado para ler mais. Mas quando tem uma história… Como a gente gosta.


Esse é o princípio por trás do método “STORYBRAND”, que Donald Miller explica em seu livro. 


O modelo envolve um personagem (seu cliente) encontrando um problema (vilão!), conhecendo um guia (sua empresa), seguindo um plano e tomando medidas para evitar o fracasso e chegar ao sucesso. Uma coisa bem jornada do herói, mesmo. Mas em uma linguagem super acessível e prática, com exercícios ao final de cada capítulo e dicas de como colocar isso na prática em seu site, email marketing, etc. 

 

Recomendo muito a leitura do livro completo. Mas como sou apaixonada por ficção, resolvi brincar aqui com a ideia do vilão!


Um pouquinho da teoria: segundo o método, o vilão (que deve ser real e ser um só) causa ao herói problemas internos, externos e filosóficos. 


Problema Externo: uma ameaça ou algo que o herói deve superar para ganhar o dia

Problema Interno: o desejo interno de resolver a frustração causada pelo problema externo

Problema Filosófico: é algo ainda maior que a própria história, tem a ver com o porquê.   

Voltando pra tabela periódica, certamente meu vilão na época do vestibular era Química. Causava um claro problema externo: “Preciso pelo menos da nota de corte pra não ser desclassificada”. Um problema interno: “Se eu não conseguir passar, vou ter que fazer cursinho!” E uma problema filosófico: “Eu gosto de aprender, essa decoreba toda não me ajuda em nada”.


Divertido, né? É um ótimo exercício para entender qual é o vilão do seu cliente, e como o seu negócio ou marca pode aparecer para guiar seu cliente em direção ao sucesso.


Pois bem. Na minha história, apareceu um guia que me deu um monte de frases mágicas pra decorar um monte de coisa e eu consegui passar no vestibular! E lembro até hoje do Robinson Crusoé em francês.  


Que macete*! 


*Q = m.c.Δt é a fórmula do calor.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page