top of page

Sobre Ter Certeza, Robert A. Burton

fernandamschmid

Você tem certeza?


Quantas vezes respondemos que sim a essa pergunta - e depois nos surpreendemos por estarmos errados?


Afinal, você sabe o que é ter certeza? 


No livro “Sobre Ter Certeza”, Robert A. Burton, investiga os processos neurológicos por trás da sensação de certeza, e desafia a nossa crença de que a convicção é necessariamente fruto da razão e da lógica.


Segundo o autor, a sensação de certeza é uma emoção, uma sensação gerada pelo cérebro. Ele compara a certeza a outras emoções ou sensações, como fome ou medo — algo que está fora do nosso controle.


Burton explica que diferentes regiões cerebrais, como o córtex pré-frontal e o sistema límbico, trabalham em conjunto para gerar a sensação de convicção. Ela vem, assim, de circuitos neurológicos que envolvem “camadas mais profundas” do inconsciente - onde o pensamento não é necessariamente racional e pautado em evidências.   


Talvez seja justamente por isso que temos tanta dificuldade em mudar de opinião - ou convencer alguém a mudar de opinião com argumentos puramente racionais em cima de temas polarizastes como política e religião. 


A lição do livro (eu acho) é que precisamos nos acostumar com a ideia de que não ter certeza é parte fundamental da condição humana. 


Em vez de buscarmos a certeza a qualquer custo, devemos aceitar a complexidade e o questionamento contínuo, entendendo que a certeza também pode ser uma ilusão ou um ponto de vista - e que reconhecer a incerteza pode nos tornar mais empáticos.


Com certeza (rs), esse foi o livro mais difícil que li esse ano. Além da linguagem bastante acadêmica, o próprio autor, ao sugerir a sua tese sobre a certeza, afirma não ter certeza se ela está certa…


Não vou dizer que não recomendo a leitura - mas (com certeza!) é um livro para quem já estuda neurociências ou tem algum conhecimento mais profundo em psicologia. 



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page