![](https://static.wixstatic.com/media/140431_72b0abcc547841719316e37ca3c8f78d~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/140431_72b0abcc547841719316e37ca3c8f78d~mv2.jpeg)
Nunca desperdice uma boa crise!
Essa é, provavelmente, a melhor lição do livro “Seja Mais Feliz”, de Tal Ben-Shahar. Com base em diversos estudos de Psicologia Positiva, o autor, que lecionou um dos cursos mais populares de Harvard sobre o tema, traz diversas dicas para ajudar você a cultivar a felicidade.
Separei as minhas 5 preferidas:
😊 Tenha Rituais Diários: a rotina e a disciplina nutrem não apenas nossa produtividade, mas também nosso bem-estar. Se envolver atividade física e dormir sempre no mesmo horário, melhor ainda!
😊 Estabeleça Metas Realistas: Ter metas desafiadoras, mas alcançáveis, ajuda a definir um rumo para nossa vida. E dividir a meta em etapas menores cria uma sensação diária de realização e evolução.
😊 Envolva-se em Atividades Significativas: Talvez seu trabalho não seja exatamente algo super inspirador… Tudo bem: use seu tempo livre para hobbies ou atividades que se alinhem com seus valores e paixões. Isso aumenta seu senso de propósito. Eu amo ler, e inspirar pessoas a lerem mais me motiva a escrever sobre livros.
😊 Pratique a Gratidão: Eu sei - o excesso de hashtag#gratiluz deixou esse tema meio “bregonildes”, como diz uma amiga querida. Mas acho que é menos sobre positividade tóxica e mais sobre saber olhar para o presente e valorizar aquilo que temos, fizemos e somos.
😊 Aprenda com os Desafios: Esse é o meu preferido! Todo obstáculo é uma oportunidade de crescimento. Refletir sobre desafios e erros do passado leva a uma maior resiliência e sabedoria. É aquela história de cair 5 vezes, e levantar 6 - cada vez mais forte! Não podemos evitar toda crise, mas podemos sair melhores dela!
Ele traz muitas outras dicas, como a importância da prática de autocompaixão ou de cultivar relacionamentos, e da importância do equilíbrio entre o curto e o longo prazo. Afinal, felicidade não é a pura busca pelo prazer imediato, nem o eterno adiamento da recompensa (“vou me esgotar agora para ser feliz no futuro!”).
A grande lição do livro é que a felicidade pode ser praticada e desenvolvida de forma consciente, assim como qualquer outra habilidade. Talvez a gente só precise de conhecimento (e autoconhecimento!). E isso esse livro traz!
Link Livro (português): https://amzn.to/4e0yxrM
Link Audible (inglês): https://amzn.to/3XtO3p1
Comments