top of page

Quem Sabe Faz a Hora! - Mario Sergio Cortella

fernandamschmid

A paz não é a ausência de conflito, é a ausência de confronto.


Não conhecia muito do trabalho do Mario Sergio Cortella até assistir seu painel no WebSummit. Fiquei impressionada - não só com ele, mas com a quantidade de gente em pé ao redor assistindo. Um filósofo, lotando uma sala em um evento de tecnologia.  


Comprei logo seu livro mais recente, “Quem Sabe Faz a Hora!”, no qual Cortella fala sobre o mundo do trabalho pós-pandemia. É um livro de leitura fluida, fácil mesmo, e recheado de reflexões importantes. 


Gostei muito da clareza com que ele fala sore CONFLITO e CONFRONTO. 


Segundo Cortella, “Conflito é a divergência de posições na qual se busca construir um consenso.” É diferente do confronto, que tem como objetivo derrotar ou anular a outra pessoa. O conflito é parte de um processo criativo, pois leva a um crescimento de ideias e percepções, a um aumento de repertório, e a resultados melhores. Passa, claro, por argumentar e defender pontos de vista, mas também por escutar - e estar aberto a ouvir aquilo que não concordamos ou que “fere a nossa vaidade”.


Ambientes onde o conflito é sufocado ou mascarado não são saudáveis. Mais do que isso - podem levar a várias das doenças que vem hoje no mundo corporativo, como o stress e burnout. Se não existe espaço para discordância - principalmente quando se trata de questões que ferem com seus valores - o melhor a fazer é sair. Mesmo que isso implique em algumas dificuldades, é melhor sempre manter a sua reputação intacta. Como diz o autor, “esse é um patrimônio pessoal intocável”. 


Por fim, a clareza, a ponderação e a capacidade argumentativa do autor são incríveis. Só uma coisa me incomodou um pouco no livro: por tratar de um assunto tão genérico como o mundo do trabalho, o livro acaba abordando uma variedade muito grande de temas. Começa com o trabalho remoto, passa por liderança, propósito e protagonismo e vai até atendimento ao cliente e fidelização. Em um livro tão curto, obviamente fica faltando um aprofundamento maior em cada tópico.


De qualquer forma, vale a leitura, não só para líderes e empreendedores, mas para qualquer um que queira ser protagonista na própria carreira. 





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page