top of page

Purple Cow (A Vaca Roxa) - Seth Godin

fernandamschmid

Atualizado: 30 de abr. de 2024


Mais uma campanha de publicidade gerando polêmica nos grupos de WhatsApp de marketeiros, com discussões calorosas. Gente atacando, gente inconformada, e até gente defendendo - afinal, a “intenção foi boa, o problema foi a execução”.   


Tudo isso me lembrou desse livro, “Purple Cow”, do Seth Godin, um dos mais famosos gurus do Marketing atual. Na obra, do início dos anos 2000, o autor fala que, em um mundo saturado de mensagens de marketing, é necessário criar algo notável, algo sobre o qual as pessoas queiram falar. Ele então desafia os profissionais de marketing a sair da zona de conforto, a ousar e a inovar, a criar uma "vaca roxa" em vez de apenas mais uma "vaca comum". 


20 anos depois e o tal “talkability” está em dez entre dez briefings de criação. Certamente estava nesse.


Não é a primeira campanha desesperada para chamar a atenção que vejo recentemente. Campanhas que geram conversas, geram discussões - talvez mais dentro da nossa bolha marketeira do que no mundo real? Não sei. Duvido um pouco da relevância e da capacidade de gerar impacto de campanhas pontuais. A dúvida só aumenta quando as mensagens não são autênticas ou tentam “lacrar” demais, adotando causas sobre as quais não têm nenhuma propriedade, fazendo muito barulho e gerando nenhum impacto. 


E nessa briga pra virar trending topic, nessa busca pelos recordes de views e pela atenção momentânea, as marcas perdem a oportunidade de fazer o que realmente importa - construir relacionamentos significativos com seu público-alvo e gerar mudanças na sociedade. 


Fecho aqui com dois pensamentos. Primeiro, o meu pesar com as pessoas que, sem poder político ou status corporativo suficiente para parar uma campanha como essa, engoliram em seco suas opiniões para não arcar com as consequências de se manifestarem contra. E depois, a dica de leitura do livro “Purple Cow”, para todos que quiserem se inspirar para criar algo sobre o qual realmente valha a pena falar.   


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page