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Previsivelmente Irracional - Dan Ariely

fernandamschmid

Você prefere ganhar um vale-presente da Amazon de US$10 completamente grátis, ou pagar US$7 por um vale de US$20?


Se você é como a maioria das pessoas, escolheu o primeiro - sem fazer a conta de que, no segundo, você está levando US$13, obviamente mais do que os US$10. Mas porquê? 


Porque o primeiro é grátis.


 O “Zero Price Effect” (Efeito do Preço Zero) é um fenômeno psicológico observado em comportamento do consumidor, no qual itens oferecidos gratuitamente são percebidos como muito mais valiosos do que aqueles que têm um custo - mesmo que seja um preço muito baixo ou ofereça maiores vantagens.


Quando avaliamos comprar ou não alguma coisa, levamos em conta os prós e contras. Mas quando alguma coisa é de graça, não enxergamos os contras - e acabamos achando que o que ganhamos “de graça” é mais valioso do que de fato é. 


É como se essa sensação de alegria de ganhar alguma coisa de graça tomasse conta - e parássemos de raciocinar.  


Precisamos mesmo levar pra casa todos os brindes da feira? Comprar 2 de alguma coisa que usamos pouco, só pra ganhar o terceiro? Aumentar o tamanho da cesta só porque o frete é grátis a partir de determinado valor?


Nós seres humanos não gostamos de perder - e quando alguma coisa é de graça, temos a sensação de que não estamos perdendo nada.


Encaramos até fila pra pegar alguma coisa de graça - do panetone no Natal do shopping às amostras grátis nas feiras e congressos - como se o nosso tempo não tivesse também um custo… 

   

Esse é só um dos muitos tópicos da nossa irracionalidade tratados por Dan Ariely em seu livro “Previsivelmente Irracional”, um clássico da economia comportamental. 


Reli semana passada essa edição revisada e ampliada - e ontem mesmo já apliquei não trazendo pra casa alguns dos brindes do evento em que estive. E não é que pegar o metrô com a mochila mais leve foi melhor que trazer as coisas pra casa?    Link Amazon: https://amzn.to/4eclrHy

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©2024 por Fernanda M Schmid

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