top of page

Pense de Novo - Adam Grant

fernandamschmid

Atualizado: 30 de abr. de 2024


Um dos meus conceitos preferidos do mundo da economia e das finanças é o de “sunk costs”, ou “custos irrecuperáveis”. É aquele investimento que já foi feito, e você não tem como recuperar. Maquinário já comprado, software já metade desenvolvido, despesas de marketing já realizadas. E um dos maiores erros que cometemos como executivos é o apego a essas decisões do passado – o excesso de comprometimento com o plano inicial, só porque recursos já foram investidos em um determinado projeto. 


A mesma coisa acontece em nossa vida pessoal. Nos apegamos ao dinheiro que já gastamos em um curso, ou ao tempo que já passamos em um relacionamento ou em um emprego, mesmo quando eles já não conversam com o que queremos para o futuro. Em uma eterna escalada de compromisso, investimos ainda mais em planos que não aconteceram como o planejado. 


No livro “Pense de Novo”, Adam Grant nos convida a repensar algumas dessas nossas crenças. Com exemplos que vão do esporte à educação infantil, o autor mostra a importância de saber o que não sabemos, e repensar aquilo em que acreditamos - inclusive nossos planos. Mais do que isso, ele nos desafia a ancorar a nossa identidade na flexibilidade, e não na consistência. Isso não significa renunciar a nossos valores ou princípios – mas sim, abrir a cabeça e desafiar as convicções que se construíram ao longo das nossas vidas, dentro do "ciclo de reafirmação" em que pensamentos, ideias ou projetos diferentes dos nossos foram consistentemente ignoradas. 


Sempre acreditei a valorizei muito a tenacidade, a paixão e a perseverança. E continuo acreditando; são princípios que fazem parte de quem eu sou. Mas, ao longo dos últimos anos, percebi que existem múltiplos caminhos para um mesmo fim – e múltiplos fins para um mesmo ponto de partida. Aprendi a não insistir mais em planos que já não faziam sentido, em relacionamentos que não eram saudáveis e ambientes de trabalho que eram tóxicos e destrutivos. 


Em vez de pensar nos custos irrecuperáveis, aprendi a buscar ambientes onde exista segurança psicológica e não repressão; pessoas com quem eu possa ser quem eu sou, sem medo de sofrer repressões; e novos planos, que – se eu parar e pensar de novo – podem mudar de novo e de novo e de novo...



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page