top of page

O Poder do Hábito - Charles Duhigg

fernandamschmid

Atualizado: 30 de abr. de 2024


Acho que nunca li um livro sobre hábitos que não citasse esse aqui. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, é um clássico dentro do gênero de auto-ajuda. E de fato, como auto-ajuda, o livro apresenta diversos conceitos interessantes, como o “loop do hábito” (o famoso gatilho, rotina e recompensa), padrões neurológicos e a reprogramação de rotinas automáticas (para poupar energia mental), e a importância da autodisciplina e da força de vontade. 


Agora o que esse livro tem de mais interessante - e que a maior parte dos outros não traz - é a importância dos hábitos dentro das organizações, e como esses fazem parte da cultura de uma empresa - e impactam diretamente os resultados. 


Hábitos organizacionais são regras tácitas de quem decide ou pode fazer alguma coisa. Geralmente, não estão escritos em lugar nenhum - mas quem está dentro da organização acaba aprendendo rápido como as coisas funcionam. Executivos da alta liderança brigando pelo poder, fornecedores “intocáveis”, divisões que não se comunicam por medo de “invadir o território alheio”, departamentos que competem por recursos e sabotam uns aos outros - alguém falou branding vs performance?. Do metrô de Londres até a NASA, são vários os exemplos que o autor traz para ilustrar. E isso porque o livro foi escrito muito antes de The Morning Show!    

 

O autor cita também hábitos organizacionais que têm impactos positivos. A cultura de qualidade do atendimento na Starbucks é um ótimo exemplo de um valor da empresa que (pelo menos segundo o autor) se sobrepõe a todo o resto. Mas chega de spoilers. Esse é um livro que realmente vale a pena para quem gosta de entender sobre culturas corporativas. E se servir também como inspiração para mudança de algum hábito na sua vida, é uma ótima recompensa!



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page