Quero um professor.
![](https://static.wixstatic.com/media/140431_b3e8f31515e44f91b2e829283da2c6f0~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/140431_b3e8f31515e44f91b2e829283da2c6f0~mv2.jpg)
Quero um professor.
Saiu hoje a notícia de que Melinda Gates está deixando a Fundação Bill & Melinda Gates.
Ao ver a notícia, lembrei do seu livro, “O Momento de Voar”, de 2019. Nele, Melinda conta sobre como, quando a fundação foi criada, eles queriam focar em crianças - mas que ela logo percebeu que o problema maior que precisava ser atacado era a desigualdade de gênero.
Através das histórias de meninas e mulheres que conheceu em suas viagens por países de terceiro mundo, como Tailândia, Senegal e Etiópia, Melinda fala sobre realidades que aqui também vemos de perto - como o trabalho não remunerado e a falta de acesso a métodos contraceptivos - e de outras realidades que são difíceis de acreditar que ainda existam, como o casamento infantil a a mutilação genital. São histórias de mulheres lutando pela educação e pela igualdade no mundo todo.
“As mulheres podem usar as habilidades aprendidas na escola para derrubar as regras que as oprimem.”
Um dos principais temas do livro, é claro, é a #educação. A educação determina quem prospera. E dar educação é mais do que dar oportunidade e preparar a mulher para ganhar dinheiro. É mudar a autoimagem da menina que frequenta a escola; é dar a ela coragem para mudar a cultura que a mantém oprimida. Com educação, uma menina pode ser o que ela quiser. E a menina que vai para a escola manda suas filhas para a escola.
A frase “Quero um professor” é de uma menina chamada Sona, habitante da aldeia de Kanpur, território de uma das castas mais baixas da Índia. A menina tinha apenas dez anos quando um voluntário da Fundação esteve lá para falar sobre planejamento familiar. Sona - com coragem e determinação - repetiu a frase 50 vezes, até que conseguiu que a Fundação intervisse e ela conseguisse: um professor, livros, uniforme.
Com a saída de Melinda, a Fundação passa a se chamar Fundação Gates. A boa notícia é que ela terá ainda 2,5 bilhões de dólares para dedicar a seu trabalho em prol das mulheres e das famílias. Aguardando ansiosa aqui pelo próximo capítulo.
Link: https://amzn.to/3QLk4GJ
Yorumlar