top of page

O Caminho do Artista - Julia Cameron

fernandamschmid

Atualizado: 30 de abr. de 2024



A primeira vez que me recomendaram esse livro, eu ignorei. Da segunda, acabei comprando - mas deixei encostado por meses. Preconceito, talvez? A descrição e os reviews me deixaram com a impressão de que era um livro “O Segredo” demais - até pra quem, como eu, lê com certa frequência livros de auto-desenvolvimento. 


Finalmente, em uma dessas sincronicidades da vida, há cerca de 3 meses comecei a ler. Na verdade, não só a ler, mas a fazer o tal “Caminho”. Porque o livro é uma espécie de guia, um programa de 12 semanas, para voce “desbloquear” o seu lado criativo. Atividades mesmo, como escrever à mão três páginas de caderno todos os dias pela manhã, e fazer um “encontro” semanal com seu artista interior - um passeio no parque, uma visita a um museu. 


Foram vários os dias em que eu enrolei - passei as três páginas descrevendo o quarto ou falando do tempo, porque não sabia o que colocar no papel. Mas, com o tempo, a prática e a disciplina, fui percebendo o valor de escrever, de criar sem nenhuma censura. Quase uma meditação. Os encontros com o artista também foram revelando insights, fontes de inspiração e mais do que qualquer coisa, de autoconhecimento e de descoberta dos meus próprios valores e princípios.  


Não vou contar aqui toda a minha jornada - cada um tem a sua, e o valor do programa está exatamente aí. Mas, se me perguntarem se recomendo o livro, a resposta é SIM - desde que você esteja aberto a se conhecer melhor. Independente de você se considerar um artista ou não (ou de acreditar numa força maior do universo ou não). E recomendo porque realmente acredito que todos temos dentro de nós uma energia criativa que quer se expressar. E se conhecer um pouquinho melhor nunca fez mal a ninguém. 


Como disse Joseph Campbell, “Siga o que enche de felicidade o seu coração, e o universo abrirá portas onde antes só existiam paredes”. 


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page