![](https://static.wixstatic.com/media/140431_b7a8042ce3924984942c308d61acbcbf~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/140431_b7a8042ce3924984942c308d61acbcbf~mv2.jpg)
Eu pego a caixa de papelão, rasgo a fita adesiva com pressa e tiro rápido aquele papel marrom, pra pegar logo o que eu queria: mais cinco livros que comprei online ontem. Tenho certeza que, se medissem o nível de dopamina no meu organismo cada vez que isso acontece, eu seria classificada como viciada. O pico de dopamina acontece antes mesmo de ler os livros, como um ratinho pré-condicionado de um laboratório Pavloviano.
Li recentemente o livro Nação Dopamina, da Anna Lembke, professora de psiquiatria na Universidade de Medicina Stanford e especialista em tratamento de vícios, que explica de forma simples, através de ilustrações e de histórias de seus pacientes, como estamos viciados no excesso de consumo - de compras online a mídias sociais, passando por reality shows, jogos de azar, videogames, séries de streaming, junk food, ansiolíticos.
A nossa busca pelo prazer é incessante, e quanto mais consumimos, mais precisamos consumir. Ficamos cada vez mais tolerantes, em busca de doses maiores da nossa “droga” favorita. E ela está cada vez mais acessível - provavelmente no nosso bolso ou já na nossa mão, a apenas alguns cliques.
A autora define vício como “o consumo continuado e repetido de uma substância ou comportamento, apesar do mal que isso pode fazer a si mesmo ou aos outros”. Talvez ler não esteja entre os piores vícios que uma pessoa pode ter - mas será que eu preciso de mais livros, quando tenho quase 100 ainda não lidos na estante em casa?
Tenho diversos outros vícios, em maior ou menor grau, e venho refletindo sobre eles desde que li esse livro. Esse vício, de comprar livros compulsivamente, eu já decidi atacar. Seguindo algumas das dicas que a autora sugere, assumi pra mim mesma (e agora publicamente!) que sou viciada, e fiz a promessa de não comprar mais nenhum livro esse ano. Abstinência, mesmo. Posso ler, mas só o que já estiver aqui na estante. Ainda bem que não tem Bienal esse ano.
Disclaimer: eu comprei 15 livros em Janeiro.
Link: https://amzn.to/3Qek3e0
Commentaires