top of page

Micro-Hábitos: Pequenas Mudanças que Mudam Tudo - BJ Fogg

fernandamschmid

Atualizado: 18 de jun. de 2024


Corri 300km esse ano. Não fiz nenhuma maratona - na verdade, o máximo que corri em um dia foram 5km (e foi só uma vez). Mas corri quase todos os dias, qualquer coisa entre 1km e 3km. E assim, de km em km, cheguei nos 300. 


Fazia tempo que eu não corria com frequência. Entre pandemia e maternidade, “esqueci” o que é uma academia. A motivação nunca desapareceu por completo: fazia uma ou outra prova de rua, mas sem muito treino, tentando recuperar o ritmo na semana anterior à prova (o que é claro que não dava muito certo). O que faltava era a disciplina de correr um pouquinho todos os dias: um micro-hábito. 


No livro “Micro-Hábitos: Pequenas Mudanças que Mudam Tudo”, o pesquisador e PhD de Stanford BJ Fogg traz uma série de dicas para criar hábitos, e a principal delas é: comece pequeno. Pode ser correndo 100metros (eu recomecei com 500m em meio a caminhadas um pouco mais longas), pode ser fazendo uma única flexão, pode ser lendo duas páginas de um livro. O que quer que seja, quanto menor, mais fácil será - e quanto mais fácil, mais você consegue fazer. 


Gostei da abordagem do autor sobre a criação (ou mudança) de comportamento, que ele apresenta através de uma “fórmula”:  


Comportamento = Motivação + Habilidade + Prompt


- Motivação é desejo de fazer alguma coisa - pode funcionar por um tempo, mas pode também sumir de um dia pro outro. Quem nunca abandonou a dieta na quinta-feira ou a meta de ano novo antes do fim de janeiro?


- Habilidade é a capacidade de fazer alguma coisa. Aqui vale tanto a capacidade física, quanto ter as condições ambientais. Eu mesma só consigo correr porque tenho esteira no prédio. Se tivesse que ir até uma academia, não conseguiria encaixar a corrida na minha rotina matinal. Talvez o meu desafio tivesse que ser fazer polichinelos!


- Prompt é o estímulo, o “empurrãozinho” que ajuda a fazer o comportamento acontecer. No meu caso, deixo a roupa de corrida e o tênis separados no dia anterior, ao lado da chaleira onde faço meu chá. Não tem como não ver, e terminar meu chá depois a meditação funciona como o “momento-âncora” que me “empurra” pra corrida. 


Por fim, ele fala sobre a importância de comemorar. Pode ser um “Yes!”, pode ser uma pose de super-heroína no espelho (adoro essa!) - qualquer coisa que dê aquela injeçãozinha de dopamina para ajudar a reforçar o hábito!


Se eu recomendo o livro? Depende. Apesar de ter gostado do “método”, não curti muito a leitura. Talvez por ser muito “passo-a-passo”, talvez porque alguns exemplos muito micro - tipo passar fio dental em um único dente! - não tenham falado muito comigo. Mas para quem precisa começar um hábito novo e não sabe muito como começar, acho que vale, sim!


Link para compra: https://amzn.to/4bXaMQp

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page