Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver…
![](https://static.wixstatic.com/media/140431_42b17adcd7b546158672cb11cc76cb83~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/140431_42b17adcd7b546158672cb11cc76cb83~mv2.jpeg)
Eu geralmente falo no LinkedIn só de livros de negócios, autodesenvolvimento e psicologia, e guardo os meus devaneios sobre literatura e ficção aqui para o blog.
Quebrei minha regra e publiquei esse aqui também lá, para celebrar que Memórias Póstumas de Brás Cubas, do meu eterno crush Machado de Assis, subiu para o primeiro lugar no ranking de literatura latino-americana da Amazon nos Estados Unidos!
Como um livro de um autor brasileiro, publicado em 1881, subiu assim no ranking?
Começou com uma influenciadora norte-americana, que criou um projeto de ler um livro de um autor de cada país do mundo. Antes mesmo de terminar as Memórias, ela postou um vídeo no TikTok, falando sobre como estava impactada pelo livro, que é o melhor que ela já leu, e que ia até estudar português para poder ler o texto original. O vídeo viralizou - não só por lá, mas também por aqui (pelo menos na minha bolha de leitores apaixonados por literatura!).
Sobre o livro, se você não leu para o vestibular, prometo um único spoiler: o livro é narrado por um morto! Cheio de humor e cinismo, Brás Cubas é um narrador irônico, inteligente, egocêntrico, arrogante - e, sem dúvidas, divertido. As memórias são narradas em primeira pessoa por um defunto-autor, e não por um autor-defunto - importante diferença, já que ele só começa a escrever a partir do túmulo.
Recomendo (para variar!) a edição da Antofágica. Linda, cheia de ilustrações e com o famigerado verme na capa.
Não sei qual o programa de vocês para o feriado, mas eu já peguei aqui para reler. Talvez eu seja uma dos cinco? #entenderesentenderão
PS: Imagina se essa influenciadora americana lê Dom Casmurro e começa um debate? Traiu ou não traiu?? Estou quase mandando de presente!
Comments