![](https://static.wixstatic.com/media/140431_2043288467e444a49541a6fc7a2af5da~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/140431_2043288467e444a49541a6fc7a2af5da~mv2.jpg)
Resolvi ler esse livro quando percebi que, nas minhas leituras do ano passado, não tinha quase nada de Marketing. Refletindo no porquê, percebi que:
1 - Em 2023, escolhi ler mais ficção, de clássicos a best-sellers. A ficção te transporta para outros universos, ajuda a desconectar e inspira a criatividade.
2 - Li mais livros sobre o comportamento e a mente humanas. É algo que me fascina, e sai um pouco do assunto do meu dia-a-dia.
3 - Tenho lido livros de negócios escritos por founders ou executivos. Não existe nada como aprender com quem já passou por determinadas experiências (ainda que muitos romantizem tudo - mas isso é assunto para outro post).
Enfim, resolvi ler um livro de Marketing e escolhi Kotler por ser um dos maiores nomes acadêmicos do Marketing. Fiquei decepcionada. Não vou dizer que o livro é ruim. Ele aborda, com uma boa base teórica, diversos aspectos da aplicação de tecnologias no Marketing - do uso de dados e marketing preditivo, até as organizações ágeis e o uso de inteligência artificial. É um livro excelente para quem não trabalha na área, mas precisa de um nível mínimo de conhecimento sobre o assunto.
A questão é que - mesmo pensando no contexto de 2021, quando foi publicado - o livro não traz grandes novidades. Não culpo Kotler por isso - com a velocidade que a tecnologia tem evoluído, não sei se é possível um livro físico que pretende abordar tantos tópicos não acabar datado.
Talvez a melhor forma de me manter atualizada em Marketing seja mesmo com podcasts, newsletters e artigos de grandes publicações estrangeiras. De qualquer forma, aceito dicas de livros de Marketing que talvez sejam mais atemporais!
Link: https://amzn.to/4dbBwxs
Kommentare