top of page

Klara e o Sol - Kazuo Ishiguro

fernandamschmid

O que é ser humano?


Depois de uma chuva de críticas online, na semana passada o Google tirou do ar nos Estados Unidos o comercial “Dear Sydney”, em que um pai pede ajuda ao #gemini para escrever uma carta da filha para uma atleta olímpica. 


Os ataques ao comercial vão da importância de estimular as crianças a se expressarem ao medo de sermos todos substituídos por IAs. Daquelas discussões que têm tantas camadas que merecem não um post, mas uma tese de dissertação (ou pelo menos umas boas horas de conversa!). Afinal, o que faz de nós humanos?  


Essa reflexão me veio também quando li “Klara e o Sol”, de Kazuo Ishiguro. Apesar de ser uma história de ficção (ficção científica distópica, para ser bem precisa), é difícil não refletir sobre quão próximos estamos dessa realidade. 


A história se passa em um mundo em que as crianças (das famílias ricas, claro!) são modificadas geneticamente para serem mais inteligentes. Elas frequentam escolas virtuais, com pouquíssimo contato com outras crianças. Fica então aos AAs, robôs autônomos que aprendem através da observação, o papel de serem companheiros e melhores amigos dessas crianças.  


É da perspectiva de Klara, uma dessas robôs, que a história é contada. Sem mais detalhes para não dar spoilers (como é difícil escrever sobre ficção sem estragar a supresa!). Só vou dizer que é impossível não se emocionar com a ingenuidade e a literalidade com que a pequena robô aprende sobre o mundo e sobre os humanos. 


Esse é um daqueles livros que você devora em poucos dias - mas que fica semanas refletindo. Se uma IA consegue aprender nossos hábitos, nossa personalidade e nossos sentimentos, o que é que nos faz humanos? 


PS - Se você já leu, recomendo o episódio sobre esse livro no Podcast Asa da Palavra, em que Luisa Silva discute com os hosts mais umas dez “camadas” desse livro. Para refletir por mais semanas e semanas…     

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page