top of page

Good to Great - Jim Collins

fernandamschmid

Atualizado: 30 de abr. de 2024

Porque algumas empresas atingem o sucesso e outras ficam para trás?



Essa é a pergunta que Jim Collins busca responder no livro Good to Great (De Bom a Excelente), publicado em 2011. O autor usou como base o valor das ações de cerca de 30 empresas ao longo de 15 anos, analisando a diferença entre as que tiveram sucesso e as que ficaram em linha ou abaixo do mercado. A principal diferença entre elas?



Consistência. 


Para dar o salto de “Bom” a “Excelente”, uma empresa precisa das pessoas certas, do uso da tecnologia como acelerador, e de uma cultura de auto-disciplina para buscar um objetivo claro e consistente. 


Enquanto algumas empresas ficaram no que o autor chama de “Doom Loop” (algo como “ciclo de destruição” numa tradução livre minha), mudando constantemente de direção, outras conseguiram aplicar o conceito de “flywheel”: pequenos avanços em uma mesma direção, até conseguir tração e velocidade para um “breakthrough”. 


Assim, o que parece um sucesso “repentino” é na verdade resultado da persistência e da construção de momentum, que só acontece onde há disciplina. Inclusive, nas entrevistas realizadas pelo autor nas empresas de sucesso, se repetem sempre as mesmas palavras: disciplinado, rigoroso, determinado, preciso, metódico, consistente, focado, entre outras. 


Mais de 20 anos depois da publicação do livro, vemos na lista de grandes empresas no topo das mais valiosas do mundo outro grupo de empresas. Saíram as grandes corporações de bem de consumo, alguns bancos e farmacêuticas, e entraram os gigantes da tecnologia. 


Será que alguma coisa mudou? Provavelmente, do ponto de vista puramente de produto, o papel da tecnologia. Mas do ponto de vista de cultura - pelo menos com base nas entrevistas dos líderes dessas empresas - consistência na implementação de suas estratégias ainda parece ser o que essas empresas têm de maior valor. Bem que podia sair logo o “Good to Great” versão 2024.      



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page