![](https://static.wixstatic.com/media/140431_5b1f8bf8d58f4f688a96500aa5c4a039~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/140431_5b1f8bf8d58f4f688a96500aa5c4a039~mv2.jpeg)
Talento ou Esforço?
Segundo Angela Duckworth, em seu livro “GARRA: O poder da Paixão e da Perseverança”, o esforço e trabalho duro são mais importantes que talento. Para fazer o ponto, ela traz diversos estudos científicos, uma espécie de fórmula para o sucesso, e dicas de como aumentar a própria garra.
A tal fórmula faz bastante sentido:
TALENTO X ESFORÇO = HABILIDADES
HABILIDADE X ESFORÇO = RESULTADOS
É mais ou menos assim: talento sozinho não tem muita funcionalidade. Mas quando combinado ao esforço, constrói habilidades. Por sua vez, habilidades, combinadas a mais esforço, geram resultados. A ideia é que o esforço continua gera o aprimoramento continuo (como no conceito japonês “kaizen”).
Mas como aumentar a própria garra? Segundo a autora, o segredo está em ter uma visão clara de onde se quer chegar - e dividir essa meta em desafios menores, dando todos os dias os passos na direção correta (a boa e velha disciplina!).
O que eu mais gostei no livro foi o conceito de prática deliberada. A autora recomenda escolher um aspecto daquela sua meta maior que seja especialmente difícil para você - algo em que o esforço necessário seja maior que o seu atual nível de habilidade. Aí, colocar um objetivo específico de melhoria, e focar só esse ponto, até que a sua “inabilidade consciente” se torna “habilidade inconsciente”.
Esse tipo de prática é importante para ajudar a te tirar do piloto automático. Percebi isso quando terminei minha formação de professora de Yoga, em 2019. Por meses, fazia exatamente a mesma prática (Ashtanga Vinyasa), sem muita dificuldade. Foi só quando baixei um app (Down Dog) e comecei a mudar as configurações da minha prática, que percebi onde precisava focar para continuar me desafiando.
Sou suspeita para indicar esse livro - li super rápido, concordando com praticamente tudo. Talvez porque (e sem falsa modéstia aqui) meu maior talento seja justamente ser disciplinada e esforçada…
Comments