![](https://static.wixstatic.com/media/140431_61292982b3c14d108e0974dd37084b7f~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/140431_61292982b3c14d108e0974dd37084b7f~mv2.jpeg)
Está todo mundo exausto.
O assunto mais conversado nas rodinhas (aka grupos de WhatsApp) por aí é que está todo mundo exausto. A culpa é dos smartphones, das redes sociais, do trânsito, da falta de work-life balance, da OpenAi que lança o Sora antes de você dominar o GPT4, da escola que mandou você fazer 20 tsurus para um trabalho da sua filha de 2 anos (quem tem dois filhos precisou fazer 40).
Tem uma parte do problema que é estrutural - da falta (ou, às vezes, excesso!) de pessoas, recursos, ou simplesmente da desorganização de processos e responsabilidades. Podemos até tentar, mas isso não se resolve com mesa de ping-pong, aulas de Yoga, nem open bar de M&Ms. Esse tema é complexo, vou deixar esse tema pra outro post.
Mas a outra parte do problema é aquela que nós podemos, no nível indivíduo, endereçar: priorizar. E esse livro, “Essencialismo”, do Greg Mckeown, é um excelente guia pra isso.
Ele traz várias dicas de como ser "Essencialista". Separei aqui as minhas preferidas:
Dormir: Não tem nada mais importante para a saúde do seu corpo e da sua cabeça. Sabe aquela pessoa cheia de energia que parece fazer 1000 coisas? Pode ter certeza que ela tá com o sono em dia e por isso que ela é tão produtiva.
Ter uma visão clara das suas prioridades e de onde quer chegar: Com isso, você pode ir dando pequenos passos nessa direção. Vão ter uns obstáculos que vão te tirar um pouco da rota? Certamente. Mas um passo de cada vez ao redor é mais fácil que tentar pular a pedra no meio do caminho (ou ficar parado na frente dela).
Aceitar a realidade do trade-off: Se você sabe quais os seus objetivos e quais as suas prioridades, fica mais fácil aceitar que fazer escolhas implica abrir mão das outras opções. Quando ficar difícil demais, minha dica é anotar aquela ideia num caderninho. Deixa no backlog, dentro da gaveta, pra atacar quando a sua prioridade atual estiver resolvida.
Dizer "não": Esse é difícil, né? O FOMO (frear of missing out) bate forte! Mas temos que recusar convites e solicitações que não contribuem para os seus objetivos. Você precisa mesmo dar mais uma palestra ou ir a mais um evento?
Remover distrações: Vai lá nas Configurações do seu celular e vê quanto tempo você usou em redes sociais (incluindo essa aqui!) na última semana. Quem disse que não tinha tempo de ler ou fazer exercício?
Adotar alguns comportamentos "Essencialistas" não vai resolver todos os nossos problemas. Mas pelo menos ajuda na parte que está nas nossas mãos. Por enquanto, aceito dicas de como otimizar a produção de tsurus.
Link: https://amzn.to/4db6YvW
Comments