top of page

Dedique-se de Coração - Howard Schultz

fernandamschmid

Atualizado: 30 de abr. de 2024


Não tomo café, então sofro um pouquinho toda vez que o local escolhido para um bate-papo é um Starbucks 😐. Mas como marketeira apaixonada por empreendedorismo e varejo, sou fã da marca e do founder, Howard Schultz.  


Esse foi o primeiro livro dele, de 1997. São tantas lições, que não sei se consegui capturar todas - mas tentei pelo menos deixar mais ou menos organizadas aqui:


Três lições de #marketing :


1 - Valores: Toda empresa precisa defender algo. No caso da #starbucks, é a qualidade que dá sabor aos grãos bem torrados.


2 - Inovação: “Não se dá ao cliente simplesmente o que eles pedem.” Você pode inovar e ensinar os consumidores a consumirem um novo produto. 


3 - Centrado no Cliente: “Contanto que seja mal, legal e ético, devemos fazer o que for preciso para agradar o cliente”.   


Três lições de #empreendedorismo:


1 - Sair da zona de conforto: pra empreender, é preciso arriscar. Mesmo quando vida parecer perfeita, você precisa correr riscos e saltar para o nível seguinte ou então entrará em um processo e acomodação, sem a menos perceber. E se deixar o tempo passar, o momento certo terá passado. 


2 - Resiliência e Otimismo: vão haver momentos em que você vai chegar perto de existir. Precisa de casca grossa e muito otimismo para tentar de novo. 


3 - Investidores resistentes: se houver pressão para lucro no curto prazo, a empresa não vai crescer como poderia. Um “edifício de cem andares precisa de um forte alicerce” - e isso custa tempo e dinheiro. 


Três lições de #liderança:


1 - Construa uma organização na qual os funcionários deixam o egos de lado de fora da porta. Não precisa nem comentar...  


2 - Contrate pessoas com mais experiência que você, e que não tenham medo de discordar de você.


3 - Confie na sua percepção mais instintiva em relação a pessoas - integridade e paixão valem tanto quanto experiências ou habilidade. Às vezes a falta de experiência é exatamente o que torna uma pessoa o candidato ideal. É mais provável obter resultados inovadores com que está fora do contexto. 


Schultz deixou e voltou para a liderança da empresa depois desse livro, e até já escreveu outros livros - sobre o que vem depois que uma empresa chega à maturidade. Quando eu ler, eu conto mais. 


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page