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Não tomo café, então sofro um pouquinho toda vez que o local escolhido para um bate-papo é um Starbucks 😐. Mas como marketeira apaixonada por empreendedorismo e varejo, sou fã da marca e do founder, Howard Schultz.
Esse foi o primeiro livro dele, de 1997. São tantas lições, que não sei se consegui capturar todas - mas tentei pelo menos deixar mais ou menos organizadas aqui:
Três lições de #marketing :
1 - Valores: Toda empresa precisa defender algo. No caso da #starbucks, é a qualidade que dá sabor aos grãos bem torrados.
2 - Inovação: “Não se dá ao cliente simplesmente o que eles pedem.” Você pode inovar e ensinar os consumidores a consumirem um novo produto.
3 - Centrado no Cliente: “Contanto que seja mal, legal e ético, devemos fazer o que for preciso para agradar o cliente”.
Três lições de #empreendedorismo:
1 - Sair da zona de conforto: pra empreender, é preciso arriscar. Mesmo quando vida parecer perfeita, você precisa correr riscos e saltar para o nível seguinte ou então entrará em um processo e acomodação, sem a menos perceber. E se deixar o tempo passar, o momento certo terá passado.
2 - Resiliência e Otimismo: vão haver momentos em que você vai chegar perto de existir. Precisa de casca grossa e muito otimismo para tentar de novo.
3 - Investidores resistentes: se houver pressão para lucro no curto prazo, a empresa não vai crescer como poderia. Um “edifício de cem andares precisa de um forte alicerce” - e isso custa tempo e dinheiro.
Três lições de #liderança:
1 - Construa uma organização na qual os funcionários deixam o egos de lado de fora da porta. Não precisa nem comentar...
2 - Contrate pessoas com mais experiência que você, e que não tenham medo de discordar de você.
3 - Confie na sua percepção mais instintiva em relação a pessoas - integridade e paixão valem tanto quanto experiências ou habilidade. Às vezes a falta de experiência é exatamente o que torna uma pessoa o candidato ideal. É mais provável obter resultados inovadores com que está fora do contexto.
Schultz deixou e voltou para a liderança da empresa depois desse livro, e até já escreveu outros livros - sobre o que vem depois que uma empresa chega à maturidade. Quando eu ler, eu conto mais.
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