top of page

Criatividade S.A. - Ed Catmull

fernandamschmid

Atualizado: 30 de abr. de 2024

“Acredite, você não quer estar numa empresa onde exista mais sinceridade nos corredores do que nas salas onde as ideias ou assuntos mais fundamentais estão sendo discutidos.” 



Das muitas lições que o livro Criatividade S.A. traz, essa é uma das mais fortes. Poucas vezes vi um livro de negócios sendo tão preciso na importância da transparência e da honestidade para gestão de uma empresa.  


A obra é uma espécie de autobiografia de Ed Catmull, um dos fundadores da Pixar e atual Presidente da Pixar Animation e Disney Animation. E sim, ele fala bastante também de outras ferramentas e princípios que fizeram da Pixar o sucesso que todos conhecemos - como colocar a história sempre em primeiro lugar (“Story is King!”) e prezar pela absoluta excelência. Mas a grande reflexão que o livro me deixou foi sobre a importância da franqueza para criar um ambiente de trabalho que fomente a criatividade e a resolução de problemas.


Tem um capítulo inteiro só sobre Franqueza e da Honestidade. Quem nunca esteve em um ambiente que desencoraja as pessoas a falarem a verdade para aqueles em posições hierarquicamente mais altas? Ou que não falou o que pensava durante uma reunião, por receio de ser repreendido? 


Para evitar essa falta de confiança e possibilitar que as pessoas dêem o melhor de si e façam seu melhor trabalho, Ed Catmull encoraja todos a falarem a verdade - mesmo que isso seja desconfortável. 


Uma das práticas é ensinar as pessoas que “YOU ARE NOT YOUR IDEA”, ou seja, você não é a suas ideias. Se você se achar parte dela, vai se ofender quando ela for criticada. É claro que os feedbacks precisam ser focados na ideia, e não na pessoa. Mas as pessoas precisam estar preparadas pra ouvir as verdades, e retrabalhar (ou desapegar completamente!) da própria ideia. Sem essa abertura, de nada adianta franqueza e a transparência.  


Outro ponto é permitir que as pessoas errem. E aqui ele fala não só sobre “Fail Fast” (errar rápido) ou “aprender com os erros”. Mas também sobre os líderes admitirem seus erros - fundamental para criar um ambiente seguro para as pessoas errarem (e mais um exemplo de franqueza e honestidade).  


 Muitas vezes, em ambientes onde existem coisas boas, as pessoas escondem o que sentem sobre as ruins. Mas são essas as coisas que, com o tempo, afetam os times e o clima da empresa. Para construir esse clima de segurança psicológica que inspira a criatividade, é preciso franqueza e honestidade não só com relação às coisas boas (que todos contam no LinkedIn), mas também às nem tanto (que circulam só nos grupos de WhatsApp).    


Recomendo a leitura, não só para profissionais de marketing ou da indústria criativa, mas pra todos que se interessam pela criação de culturas corporativas fortes e engajadoras. 


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page