O que você quer provar?
![](https://static.wixstatic.com/media/140431_8478344f8a0e4f99a604c10310a3c259~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/140431_8478344f8a0e4f99a604c10310a3c259~mv2.jpeg)
Se você - como eu - não era exatamente a melhor aluna de estatística da turma, mas com o tempo aprendeu a entender a importância de uma boa extrapolação ou de um belo gráfico mostrando a correlação… Esse livro é pra você!!!
“Como mentir com Estatísticas”, de Darrell Huff, é provavelmente um dos livros de não-ficção mais engraçados que já li na vida.
O livro é de 1954, então é claro que muitos exemplos são antigos. Mas as coisas não mudaram muito, não.
Dos maravilhosos “claims cosméticos” sobre a performance de produtos, até os eternos “nove entre dez dentistas” que recomendam uma determinada marca, essa é uma leitura obrigatória para qualquer um trabalhando em Marketing.
Afinal, se somos todos contadores de histórias, saber que dados mostrar, e como mostrar, pode ser o segredo para conseguir aprovar um projeto ou ganhar uma discussão!
Brincadeiras à parte, o livro traz os principais conceitos de estatística explicados de forma simples e direta, e com exemplos divertidos de como dados podem ser distorcidos para provar um ponto.
Leitura fundamental para quem não quer ser enganado por gráficos e números “torturados” - ou precisa sempre começar uma apresentação perguntando para o chefe “O que você quer provar?”!
Link Amazon: https://amzn.to/4hf4QFB
Comments