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"How Brands Grow", de Byron Sharp, é um livro que questiona (com dados, evidências e uma clareza impressionante) todas as nossas "verdades" sobre gestão de marcas.
Algumas das provocações que ele traz:
👀 Crescimento vem de ganho de penetração (mais consumidores), não de lealdade (consumidores fiéis) - é melhor focar em aquisição do que em retenção
👀 Distinção (logo, cores, slogan) fáceis de reconhecer são mais importantes que inovação e diferenciação
👀 Descontos e promoções só reduzem margens, antecipando compras de consumidores que já usam a marca, e não trazem novos consumidores
👀 Comunicação de massa é mais efetiva que marketing segmentado
👀 O uso de emoções genéricas (e com apelo de massa) é mais impactante que valores profundos ou narrativas complexas
É para concordar com tudo e mudar toda a sua estratégia? Não.
Mesmo com tantos dados, de diversas categorias e países, hashtag#marketing é uma disciplina complexa, com especificidades difíceis de serem generalizadas em "leis universais" como as que Sharp traz no livro.
Ainda assim, sem dúvida, essa é uma leitura obrigatória para profissionais de marketing, que muitas vezes se deixam levar pela nova teoria ou modismo e esquecem de avaliar dados e evidências reais do comportamento da peça mais importante: o consumidor.
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