top of page

Como as Marcas Crescem, Byron Sharp

fernandamschmid

"How Brands Grow", de Byron Sharp, é um livro que questiona (com dados, evidências e uma clareza impressionante) todas as nossas "verdades" sobre gestão de marcas. 


Algumas das provocações que ele traz:


👀 Crescimento vem de ganho de penetração (mais consumidores), não de lealdade (consumidores fiéis) - é melhor focar em aquisição do que em retenção


👀 Distinção (logo, cores, slogan) fáceis de reconhecer são mais importantes que inovação e diferenciação


👀 Descontos e promoções só reduzem margens, antecipando compras de consumidores que já usam a marca, e não trazem novos consumidores


👀 Comunicação de massa é mais efetiva que marketing segmentado 


👀 O uso de emoções genéricas (e com apelo de massa) é mais impactante que valores profundos ou narrativas complexas


É para concordar com tudo e mudar toda a sua estratégia? Não. 


Mesmo com tantos dados, de diversas categorias e países, hashtag#marketing é uma disciplina complexa, com especificidades difíceis de serem generalizadas em "leis universais" como as que Sharp traz no livro. 


Ainda assim, sem dúvida, essa é uma leitura obrigatória para profissionais de marketing, que muitas vezes se deixam levar pela nova teoria ou modismo e esquecem de avaliar dados e evidências reais do comportamento da peça mais importante: o consumidor. 


Link para compra: https://amzn.to/3ClKXN9


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page