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A regra é não ter regras, Reed Hastings e Erin Meyer

fernandamschmid

Talvez você não tenha lido, mas provavelmente já ouviu falar sobre o “Netflix Culture Deck”, um documento de pouco mais de 100 slides que explica a cultura corporativa da hashtag#Netflix


No livro "A Regra é Não Ter Regras", Reed Hastings (fundador da Netflix) e Erin Meyer (professora da Insead) detalham o modelo de gestão e a cultura de “Liberdade e Responsabilidade” da empresa que se tornou referência em streaming e roubou o lugar da Blockbuster no coração (e bolso) dos clientes.


Algumas regras parecem estranhas para quem está acostumado com a rigidez das políticas de reembolso e bônus por performance. Mas é inegável que, com as pessoas e a cultura certas, são essas “regras” que construíram o sucesso da Netflix. 


As 9 etapas são:


1 - Aumente a densidade de talentos: priorize a contratação e retenção dos melhores profissionais do mercado, pagando acima da média.


2 - Promova o candor: incentive o feedback honesto (mesmo quando desconfortável).


3 - Remova os controles: à medida que a equipe amadurece, elimine burocracias como controle e limites de férias ou aprovação de despesas.


4 - Fortaleça a densidade de talentos: pague acima da média de mercado, sem bônus atrelado a performance.


5 - Aumente a transparência: ensine as equipes a lerem o P&L e compartilhe informações financeiras e estratégicas com todos.


6 - Delegue a tomada de decisão: para encorajar a inovação, a a tomada de decisão deve estar em todos os níveis hierárquicos (e aprenda com os erros)


7 - Maximize a densidade de talentos: encoraje os líderes a manterem em seus times apenas as pessoas com a mais alta performance. Líderes que toleram desempenho medíocre afetam toda a organização.


8 - Maximize o candor: crie mecanismos oficiais de feedback e treine os funcionários para que falem abertamente e honestamente uns com os outros


9 - Lidere com contexto, não controle: deixe clara a direção para onde a empresa vai, para que as pessoas possam tomar as melhores decisões.


Inspirador? Sem dúvida! E várias empresas tentam copiar esse modelo. 


Mas um erro comum é tentar aplicar partes dessas regras ou pular etapas. Por exemplo, sem densidade de talentos, não é possível promover feedbacks honestos. Algumas pessoas - até mesmo (ou principalmente?) líderes - simplesmente não estão preparadas para ouvir. 


O sucesso da Netflix está na maturidade para implementar, ouvir, ajustar e aprender continuamente.



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©2024 por Fernanda M Schmid

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