![](https://static.wixstatic.com/media/140431_08ba4af6cb984d8f84ff1252972bd7bf~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/140431_08ba4af6cb984d8f84ff1252972bd7bf~mv2.jpeg)
Você está pronto para a Inteligência Artificial?
Esse é um dos temas centrais abordados por Yuval Noah Harari em 21 Lições para o Século 21. Publicado em 2018, o livro já antecipava a revolução tecnológica que vivemos hoje.
É muito comum vermos comparações das transformações atuais com as grandes mudanças do passado, como a pedra lascada ou a Revolução Industrial.
A grande diferença é que essas substituíram ou aumentaram nossa habilidade física. O que fazíamos com as mãos, passou a ser feito por instrumentos e máquinas.
A revolução que vivemos atualmente é diferente: ela “ameaça” a nossa cognição.
O que as máquinas hoje são capazes de fazer é bem parecido com o que - segundo os neurocientistas - o nosso cérebro faz: reconhecer padrões familiares e calcular diferentes probabilidades em uma fração de segundo. E com uma capacidade computacional e de armazenamento exponencialmente crescente.
Isso significa que vamos ser substituídos? Que os empregos vão acabar? Que os computadores vão dominar o mundo?
Não sei — e Harari também não oferece uma resposta definitiva.
Mas ele oferece, sim, uma grande lição: a importância de aprender a pensar criticamente.
Não se trata de acumular mais informação — como aquelas que fomos forçados a aprender na escola ou as dezenas de newsletters que assinamos.
Trata-se de aprender a pensar: sair das nossas bolhas, distinguir o que realmente importa do que é irrelevante (ou fake!). E também aprender a observar nossa própria mente, compreendendo seus padrões, modelos mentais e vieses.
Só assim estaremos realmente prontos para a Inteligência Artificial.
Mais do que “lições”, esse livro é um conjunto de ensaios (brilhantes) não só sobre o futuro do trabalho, mas sobre diversos temas nos quais deveríamos pensar, como bioengenharia ou aquecimento global.
Vale a leitura!
Link: https://amzn.to/4eOnBhs
Comentarios